segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Politicamente INCORRECTO? Não é droga o que aqui escrevo!

Politicamente INCORRECTO?
Não é droga o que aqui escrevo! 
Um profissional de saúde é uma mais valia numa comunidade.
Um profissional que é médico serve os seus doentes e suas famílias.
As politicas de saúde devem ser construídas para servir os cidadãos.

Quem melhor sabe o que se passa num local são as pessoas que lá vivem.

Os comportamentos de risco aditivo devem ter respostas a nível local: em casa, na escola, na comunidade local.

O CENTRO DE SAÚDE do SNS intervém na Prevenção das Doenças, no Tratamento e acompanhamento de todos os Doentes, na sua Recuperação.


O Centro de Saúde tem a mais valia da relação do doente com o seu Médico de Família, com a Equipa interdisciplinar, permite o melhor conhecimento do doente e a melhor aplicação de recursos, é uma mais valia para vencer a droga dos estigmas. 

Também é responsabilidade do Centro de Saúde o tratamento de doentes com PATOLOGIA ADITIVA, PATOLOGIA DUAL, DEPENDÊNCIAS. 

No Centro de Saúde é natural que haja articulação com Psiquiatria e Saúde Mental e outros Serviços Médicos.

Acabaram-se as razões lógicas para existirem organismos de saúde paralelos para a lepra, tuberculose, sida, sífilis, álcool, droga, jogo, tabaco. heroína,etc. O Centro de Saúde está em todos os concelhos e muitas freguesias de todo o país e apoia todos os doentes. Importa homenagear os Profissionais dos Centros de Saúde, reforçar e actualizar as competências nos Centros de Saúde de Portugal. 
Se partilhar este texto ajuda a que esta mensagem chegue ao conhecimento e consciência de políticos que se interessem pelo que sofrem os doentes e famílias, pelo que dizem muitos profissionais que deles cuidam, que se interessem pela gestão dos recursos e melhoria da qualidade, pelo fim de regalias dirigentes e de desperdícios quer financeiros quer de recursos humanos.
Continuar silenciado ou no "politicamente correcto" é uma atitude que reforça estigmas e mantém a droga dos pequenos e grandes interesses de uma minoria.
Tem de haver melhoria… Pela nossa Saúde basta de clivagens.

PS: Apelamos a que a Direcção Geral da Saúde assuma todas as responsabilidades na Saúde.
Contrariamente ao que se pensa, na verdade em Portugal não há médicos especialistas em drogas. Nem há a especialidade nem a competência. Há muitos médicos dedicados aos seus doentes e alguns muitíssimo dedicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário